consulta ayurveda

Introdução

O curso de Terapia Ayurveda está dividido em dois níveis:

Nível I – 180H – Com o Certificado Internacional (Índia www.ashoayurvedahealing.com) de Massagista Terapeuta Ayurveda com o seguinte programa: Massagem Ayurveda Terapêutica, Marma massagem, Yoga Massagem e técnicas de Diagnóstico.

Nível II - 260H - Com o Certificado Internacional (Índia www.ashoayurvedahealing.com) Terapeuta Expert em Ayurveda, com o seguinte programa: o descrito no Nível I, mais massagem Abhyanga, Pindas, Udavarttana, Chakra massagem, Tantra Massagem e Panchakarma.

Enquadramento

Existente há mais de 5000 mil anos, o aparecimento da Ayurveda surgiu com a aspiração de uma sociedade sem doenças, para que todos pudessem dedicar-se à busca do auto-conhecimento. A Ayurveda é uma medicina natural e a combinação de ciência e filosofia que abrange muito dos aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais necessários à saúde. A palavra vem do sânscrito Ayur - que significa vida, e Veda - conhecimento ou verdade.

A Terapia Ayurveda tem por base os seguintes princípios:

• Diagnosticar através de um conjunto de instrumentos de aferição para avaliar o biotipico corporal e mental de cada pessoa, através de um questionário, da análise do pulso, dos olhos, unhas, língua e dos desequilíbrios orgânicos;
• Prevenir e tratar desequilíbrios orgânicos;
• Usar óleos medicinais tendo em conta a tipologia ayurvedica;
• Trabalhar os pontos físicos e energéticos (Marmas e Chakras);
• Utilizar técnicas manuais de massagem e/ou alongamentos;
• Aconselhar a cada pessoa um tratamento específico, tendo em atenção as disfunções do organismo (estados de doença) e a prevenção dessas possíveis disfunções, traçando para o equilíbrio da saúde uma dieta alimentar específica de acordo com a tipologia ayurveda e “medicamentos” naturopáticos ayurvedicos à base de ervas medicinais naturais.

Objectivos gerais do curso

O formando, no final do curso, será capaz de de diagnosticar com precisão as tipologias ayurvédicas (vata, pitta e kapha), utilizando vários tipos de diagnósticos; de proceder à correcta aplicação de um conjunto de sequências das várias Massagens: ayurveda terapeutica, Marma, yoga, abhyanga, chakra, tantra,  assim como há aplicação de técnicas manobras especiais, panchakarma, tracções e alongamentos; de saber reconhecer no paciente as suas principais características para um adequado aconselhamento nutricional e dos suplementos alimentares  ayurvédicos.

Objectivos específicos

No final do curso Técnico de Terapia Ayurveda o aluno deverá:

• Saber o que é Ayurveda, a sua história e fundamentos;
• Identificar a constituição ou tipologia, de acordo com a ayurveda, de cada indivíduo;
• Precisar e aplicar correctamente as técnicas de diagnóstico das tipologias ayurvedicas;
• Preparar óleos medicinais de acordo com o dosha;
• Saber claramente quais os alimentos favoráveis a cada dosha, assim como as ervas e suplementos medicinais;
• Conhecer claramente os benefícios, os princípios de acção terapêutica, contra indicações e precauções das várias massagens;
• Dominar as técnicas e fundamentos das seguintes massagens: Massagem Ayurveda Terapêutica Clássica, Yoga Massagem, Marma Massagem e Shirodhara .
• Dominar as técnicas e fundamentos das seguintes massagens e terapias: Massagem Abhyanga, Udvarthanam Massagem, Kizhi Massagem, Chakra Massagem, Massagem Tantra e Panchakarma.

Conteúdo Programático resumido Nível I:

• Introdução: A história e Fundamentos da Ayurvéda – Filosofia
• Os 5 elementos e o Homem
• Técnicas Diagnóstico
• Anatomia
• Dieta Ayurveda
• Preparação e utilização dos óleos medicinais
• Higiene e segurança

massagem terapeutica ayurveda• Massagem Ayurveda Terapêutica Clássica - É realizada com movimentos específicos e ritmados por todo o corpo, com o objectivo de: nutrir a pele, desintoxicar o organismo, relaxar os músculos, articulações, acalmar o sistema nervoso, revitalizar os tecidos; prevenir contra o reumatismo, minimizar o stress, os estados melancólicos e depressivos, a ansiedade e as insónias; corrigir a postura corporal e revitalizar, tonificar e relaxar os tecidos musculares.

• Yoga Massagem - Esta massagem combina movimentos de reflexologia, fazendo pressão sobre as linhas de energias do corpo (nadis e pontos marma) juntamente com movimentos que alongam os músculos, substituindo assim a sensação de cansaço e stress por um sentimento de energia vital, utiliza posturas de Yoga e exercícios de respiração.

marma terapia• Marma Massagem e Marma Terapia - Esta massagem estimula os pontos energéticos espalhados pelo corpo, através dos quais deve fluir o prana (força vital), mantendo, assim, a saúde dos indivíduos. São utilizados movimentos de pressão nos 107 pontos ao longo do organismo, correspondendo cada ponto a um órgão e meridianos específicos. Principais benefícios desta massagem: desintoxicar o organismo, efeito anti-stress, anti-depressivo, minimizar a ansiedade e assegurar um sono profundo, desbloquear problemas emocionais ou tramas, para estabelecer o equilíbrio.

shirodhara• Shirodhara - surge da combinação de duas palavras sânscritas shiro – cabeça e dhara – fluxo contínuo. Esta técnica ancestral tem mais de 3000 anos. É um tratamento que consiste num fluxo de óleo medicinal, contínuo sobre o Ajna chakra, testa e têmporas, com movimentos vagarosos e precisos para relaxar profundamente e combater problemas como insónias, ansiedade, enxaquecas, depressão. É uma técnica de rejuvenescimento.

Conteúdo Programático Resumido Nível II

• Patologia I e II

• Massagem Abhyanga - É uma massagem facial e corporal realizada com óleos de ervas naturais, com um conjunto de movimentos contínuos, que vai promover a revitalização dos tecidos e a remoção de toxinas. Esta massagem estimula os cinco sentidos…

• Udvarthanam (massagem com pós medicinais anti - celulite) Massagem aplicada a seco com a utilização de pós medicinais. É uma massagem redutora, associada a programas de emagrecimento em que se pretende eliminar toxinas estimulando o sistema linfático. Eficaz em casos de celulite, obesidade, pele oleosa e comprometimento da circulação venosa e linfática.

• Kizhi Massagem - São misturadas ervas, pós medicinais, arroz, coco e outros ingredientes com propriedades terapêuticas, amarrados em saquinhos de linho que são aquecidos em óleo e percutidos por todo o corpo.

• Chakra Massagem - É a massagem mais antiga de toda a filosofia ayurveda, reveste-se de um carácter espiritual e tem como objectivo limpar e equilibrar os chakras e curar patologias difíceis de tratar.

• Massagem Tantra - é um tratamento terapêutico, energético, com técnicas específicas, que visa o aumento da resistência física, da imunidade, combate a fadiga e atenua problemas de origem sexual como impotência, frigidez, menopausa, infertilidade…

• PanchaKarma - é uma palavra em Sânscrito: Pancha, significa Cinco e Karma significa Acção. Visa purificar o corpo e a mente através de um conjunto de cinco técnicas de desintoxicação. Cada procedimento é adequado a um desequilíbrio específico de cada dosha e à ama (toxinas) resultante desse desequilíbrio.

1. Vamana (técnica do vómito) – Indicada para eliminar kapha em excesso, que favorece o acúmulo de mucosidade no organismo (estômago e pulmões): alergias, espirros, asma, bronquite, problemas na tiróide, obesidade, colesterol, entre outros.
2. Virechana  (técnica da diarreia) – vai eliminar pita em excesso no organismo, nomeadamente, no fígado, no baço, no estômago, no pâncreas, no intestino delgado e nos rins, sendo indicado para problemas: de pele, febre, diabetes, anemia, dores de cabeça e enxaquecas, doenças crónicas do fígado, entre outras.
3. Basti (enemas) – pretende remover vata em excesso do organismo que normalmente se acumula no cólon, originando desequilíbrios como: obstipação, infertilidade, artrites, parkinson, entre outras.
4. Nasya (limpeza nasal) – esta técnica visa eliminar o excesso dos doshas acumulados nos sinos nasais, nariz, garganta e cabeça.
5. Rakta Mokshana (limpeza do sangue) esta técnica, normalmente, não se utiliza durante o processo de desintoxicação, só em casos muito específicos onde seja necessário a purificação sanguínea.

Condições Gerais Nível I e Nível II

• Inscrições limitadas;
• Assiduidade mínima de 75% das horas totais para obtenção de Certificado;
• A avaliação é contínua respeitando um conjunto de critérios: assiduidade, participação ativa do formando, elaboração e entrega de trabalhos solicitados pelo formador, o adequado relacionamento entre colegas, com o formador e com a escola. Serão realizados testes de aferição de conhecimentos, no final de cada tema, de acordo com o conteúdo programático e, exame final teórico e prático no último dia de aulas;
• A média final do curso Terapia Ayurveda, teórico e prático, para obtenção de certificado, deverá ser igual ou superior a 12 Valores numa escala de 0 a 20;
• Certificado Internacional da Instituição formadora Asho - Ayurveda Clinic and Training Center (www.ashoayurvedahealing.com), se solicitado pelo aluno e custeado à parte.
• Inclui manual, certificado de participação pela Associação Satya Ananda, seguro e recibo.
• Trazer: roupa confortável e chinelos.

Método pedagógico

Método expositivo através do enquadramento conceptual sobre a Medecina Ayurveda e os princípios inerentes: tipologia ayurveda, técnicas de diagnóstico, massagens: ayurveda terapêutica, marma, chakra, tantra e abhyanga, óleos, panchakarma; método demonstrativo com simulação das técnicas das massagens supracitada, das técnicas de diagnóstico e com a preparação dos óleos medicinais e participativo com a interação dos formandos.

Destinatários: Pessoas com interesse na recuperação e manutenção da saúde e bem-estar, massagistas, fisioterapeutas e outros terapeutas.

Carga Horária: Nível I 180H e Nível II 270H

Facilitador: Achyuta e Mahesh Kumar

Preço: Valores para sócios: 6€ + iva/hora e Valores não sócios: 7€ + iva/hora.
Requerido pré-pagamento de 15€ (inscrição e seguro). O pagamento poderá ser feito presencialmente ou através de transferência bancária, para o NIB 003300004542562283105 Banco Millennium BCP – Associação Satya Ananda até ao dia 21 de Setembro de 2012. O valor da inscrição só será devolvido no caso de desistência, se nos informar com cinco dias úteis antes da realização do curso.

Datas e horário:
• Terapia Ayurveda Nível I - 2ª e 4ª, das 19h - 22h, carga horária 180h, início 1 Outubro 2012, termina em Junho 2013
• Terapia Ayurveda Nivel II - 3ª e 5ª, das 19h - 22h, carga horária 270h, início 2 Outubro 2012, termina em Junho 2013

Local: Associação Satya Ananda, Holistic Center for Inner Awakening

Inscreva-se já!

 

Autenticação