yoga

Introdução

O Yoga é a ciência e a arte milenar mais antiga que existe. Tendo as suas raízes da Índia o Yoga, de facto, antecede o Hinduismo. As suas origens exatas não são conhecidas mas acredita-se que tenha, pelo menos, cinco mil anos. A mais antiga evidência da prática do Yoga pode ser rastreada até cerca de 3000 a.C. . O propósito original das posturas e exercícios respiratórios do Yoga era trazer estabilidade e relaxamento para que os praticantes pudessem preparar-se para os rigores da meditação, sentar-se imóveis e alertas durante longos períodos de tempo.

Enquadramento

A palavra Yoga tem as suas origens no Sânscrito e significa fundir, juntar ou unir. O Yoga é um tipo de exercício baseado no princípio que o corpo e a respiração estão intimamente ligados com a mente. Ao controlar a respiração e manter o corpo em posições específicas, ou asanas, o Yoga cria harmonia.

Objectivos gerais do curso

O Yoga é um meio para equilibrar e harmonizar o corpo, a mente e as emoções e uma ferramenta que nos permite retirar-nos do caos do mundo e encontrar um lugar tranquilo dentro de nós. O Yoga usa movimento, respiração, posições, relaxamento e meditação para desta forma estabelecer uma abordagem saudável, vibrante e equilibrada à vida.

A essência do Yoga é estar no lugar do condutor na vida. Consciência e equilíbrio são dois aspectos fundamentais. Consciência do corpo, da respiração e da mente e equilíbrio em todas as áreas da vida.

Conteúdo Programático

Existem diversas formas ou sistemas de Yoga. Os principais são: Raja Yoga (a ciência da mente e arte da meditação), Bhakti Yoga (a ciência do coração e arte da devoção), Karma Yoga (a ciência da ação e arte do dever), Jnana Yoga (a ciência da inteligência e arte do conhecimento) e o Hatha Yoga (o aspecto mais físico da prática do Yoga), todos meios diferentes de se chegar a um mesmo fim.

O método dos cinco princípios básicos do Hatha Yoga, segundo o programa desenvolvido pelo Swami Vishnudevananda, baseado na visão espiritual do seu mestre Swami Sivananda e ensinado pelo Swami Govindananda na Sivananda Yoga Vidya Peetham, da qual é fundador, inclui:

  • Exercício apropriado
  • Respiração correta
  • Relaxamento profundo
  • Dieta
  • Pensamento positivo e Meditação


Condições Gerais

Método pedagógico

Seguindo um formato padrão, as aulas são baseadas numa rotina de exercícios de respiração, saudações ao sol, uma série de 12 posições clássicas do Yoga e relaxamento. O cântico de um curto mantra e oração são realizados no início e fim de cada aula.

Destinatários: Pessoas com interesse na recuperação e manutenção da saúde e bem-estar.

Carga Horária: 1, 2 ou 3 aulas semanais de 60 a 90 minutos (conforme grelha e calendário em baixo)

Datas e horário: Brevemente

Facilitador: Formadores Vários 

Preço: *

     

* Valores vigentes salvo erro tipográfico e sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Local: Brevemente 

Inscreva-se já!

 

 

Autenticação